segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Estudo da Doutrina - parte 01

Empirismo, Dogmatismo, Ceticismo a Agnosticismo

Há vários conceitos que importa aclarar, a fim de que a prática espírita não se transtorne com eles e, diante da dificuldade de estudar mais profundamente estes fenômenos, não possam tornar-se companhias indesejáveis, susceptíveis de subverter, das maneiras mais confusas, os objetivos de serviço e fraternidade à luz do Espiritismo. Comecemos pelo empirismo. Segundo o dicionário, conjunto de conhecimentos colhidos apenas na prática e doutrina filosófica segundo a qual todo o conhecimento humano deriva, direta ou indiretamente, da experiência. Vejamos um exemplo comum de uma constatação empírica: Enquanto escrevo olho pela janela. Vejo o céu azul e o Sol. Ainda há pouco ele estava mais alto. Porém, agora, passadas umas duas horas, ele está mais baixo. A leitura empírica deste fenômeno aparente de deslocação do Sol é esta: O Sol move-se no céu, e os meus olhos bem viram isso. A leitura científica deste mesmo fenômeno seria feita mais ou menos assim: Porque a Terra rola no espaço e eu me encontro, à vista desarmada, sem referencial fixo para determinar o movimento da Terra em relação ao Sol, os meus sentidos enganam-me e fazem-me pensar erradamente que é o Sol que se move, embora seja de fato a rotação da Terra que me causa esse lapso. Exemplos de empirismo, e mais grave do que isso, na prática espírita: Não cruze as pernas numa reunião espiritual, porque isso basta para quebrar a corrente fluídica; se eu não for ao passe magnético não me sinto bem, etc.
Dogmatismo: Atitude de quem afirma com intransigência, de quem afirma sem prova, nem crítica prévia; admite a possibilidade do conhecimento absoluto. É próprio das religiões e é a moldura perfeita para qualquer exercício de fé cega. Responsável por graves crimes contra a humanidade, por exemplo, a Inquisição. Quanto ao cepticismo, o dicionário define-o assim: Doutrina filosófica que defende que o homem não é capaz de alcançar a certeza e descrença. O agnosticismo é um sistema filosófico segundo o qual o espírito humano ainda se encontra impossibilitado de alcançar, sobre certos fenômenos, um conhecimento absoluto. O agnóstico, sem provas, não acredita nem descrê - aguarda pela oportunidade de recolher dados que lhe permitam retirar conclusões racionais.

Filosofia com bases científicas e consequências morais.

Tendo aparecido numa época de emancipação e madureza intelectual, em que o homem queria saber o porquê e o como de cada coisa, o Espiritismo surgiu, não somente como as revelações anteriores, através de um ensino decreto, mas também como fruto do trabalho da pesquisa e do livre exame, deixando ao homem o direito de submeter tudo ao cadinho da razão. Pelo método aplicado na observação dos fatos, pelas respostas que oferece às profundas indagações do espírito humano, com reflexos inevitáveis no modo de proceder das criaturas, salienta-se que o Espiritismo é uma doutrina de tríplice aspecto: científico, filosófico e moral. No livro O que é o Espiritismo, Allan Kardec diz-nos que “o Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.”

Fonte: Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário